Conecte-se

#POVOS INDÍGENAS

Vídeo - Indígenas Pataxó cobram rapidez em demarcações e investigações sobre assassinatos

Videorreportagem de Manuhã Pataxó expõe denúncias dos indígenas sobre crimes que vitimaram três jovens desde 2022

Manuhã Pataxó, especial para Agência Pública
#POVOS INDÍGENAS24 de ago. de 232 min de leitura
Manuhã Pataxó, especial para Agência Pública24 de ago. de 232 min de leitura

Em pleno período pré-eleitoral, em junho de 2022, os indígenas Pataxó das Terras Barra Velha do Monte Pascoal e Comexatibá/Cahy Pequi, no Sul da Bahia, tomaram a decisão de reiniciar as retomadas de áreas já identificadas como parte de seu território tradicional. As ações servem para cobrar celeridade do governo federal com os processos de demarcação dessas terras, paralisados desde 2015.

A reação dos fazendeiros da região foram ataques violentos às áreas de autodemarcação. Três jovens indígenas foram mortos por pistoleiros contratados nessas ações. Quatro policiais militares foram presos como suspeitos pelos crimes até agora.

Esse é o contexto da videorreportagem que o jovem comunicador Manuhã Pataxó produziu para o projeto Microbolsas Indígenas. Morador da região em conflito e, desde muito novo, participante ativo da vida política de seu povo, ele buscou ouvir diversas lideranças pataxó para mostrar um pouco mais do sentido dessa longa luta pela recuperação das terras tradicionais na região onde aconteceram os primeiros contatos entre europeus e indígenas, há mais de 500 anos.

Conheça o autor

Manuhã Pataxó: Jovem liderança da TI Comexatibá/Cahy Pequi, Manuhã Pataxó dá atualmente seus primeiros passos na carreira como comunicador, além de envolver-se com várias outras atividades em seu território, em campos como o turismo e a recuperação ambiental.

Esta videorreportagem foi contemplada pelo edital Microbolsas Pública – Repórteres Indígenas, que em 2022 selecionou cinco projetos de comunicadores indígenas relacionados às diversas ameaças que hoje assolam os mais de 300 povos originários existentes no país e seus territórios tradicionais. Os proponentes selecionados receberam apoio financeiro e orientação de jornalistas da Agência Pública para realizarem seus projetos.

#POVOS INDÍGENAS
PATAXÓS
VIOLÊNCIA